segunda-feira, 27 de junho de 2011

Palestina.

Palestina é o nome do território situado entre o Mediterrâneo a oeste, o rio Jordão e o Mar Morto a este, a chamada Escada de Tiro a norte (Ras en-Naqura/Roch ha-Niqra, fronteira com o Líbano) e o Wadi el-Ariche a sul (fronteira com o Sinai, tradicionalmente egípcio). Com 27.000 Km2, a Palestina é formada, de um modo geral, por uma planície costeira, uma faixa de
colinas e uma cadeia de baixas montanhas cuja encosta oriental é mais ou menos desértica.


Territorio Palestino de 1946 á 1999
Os países árabes não aceitaram a partilha da ONU, em 1947, e declararam guerra. Israel venceu e ocupou um território maior que o previsto no plano das Nações Unidas fazendo com que os palestinos se concentrarem em Gaza e na Cisjordânia ou se exilarem.
Em 1948, apoiado por grandes potências econômicas, os judeus conseguiram que o controle político da Palestina fosse retirado das mãos dos ingleses. A partir de então, a Organização das Nações Unidas se tornou responsável pela região e, naquele mesmo ano, decidiu dividir as terras palestinas entre árabes e judeus.
Mesmo sendo a minoria naquela região, os judeus ficaram com a maior parte do território palestino com cerca de 26.000 quilômetros quadrados que fizeram árabes e judeus guerrearem entre si por posse de terra, os que duram até os dias de hoje.


 
Depois da morte de Yasser Arafat em 11 de novembro de 2004, Mahmoud Abbas foi eleito Autoridade Palestina presidente em uma eleição realizada 9 de janeiro de 2005. His substantial margin of victory was widely interpreted as giving him a mandate to negotiate a new peace initiative with Israel. Sua margem substancial de vitória foi amplamente interpretado como dando-lhe um mandato para negociar um nova iniciativa de paz com Israel.

Saiba Mais: http://208.84.118.121/pf_current_mahmoud_abbas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário