terça-feira, 14 de junho de 2011

Primavera Árabe.Caracteristicas Gerais


 O movimento chamas primavera Árabe está ganhando força, a medida que alguns ditadores são depostos , o povo se motiva ,para lutar contra regimes opressores. Essas revoltas estão acontecendo, porque os jovens procuram liberdade e igualdade, coisa que hoje muitos jovens tem no Ocidente. Os jovens da “Primavera Árabe” querem liberdade, que é tão necessária neste tempo, para a formação da identidade e cárter.


    Essas revoltas, cada vez mais frequentes em alguns países árabes, são extremamente necessárias, para que os países se desenvolvam , é preciso acabar com o poder centralizado, imposto por ditadores que surripiam o dinheiro do povo, como aconteceu no Egito com o ex ditador Hosmi Mulbarak, o povo impulsionado por protestos na Tunísia. A população egípcia  consegue por meio de protesto depor o ditador  corrupto que governava a décadas o país, entretanto países como o Egito, não tem  certeza do que acontecerá  daqui pra frente e se  a democracia vai simplesmente surgir ou se alguma outra pessoa tome o poder. Além disso a  transição de um sistema político para outro tão diferente, pode causar diversos problemas sociais como o desemprego e o aumento da violência.
  
O destino dos países Árabes é completamente incerto, não tem como prever, nem mesmo concluir um palpite. A única, coisa realmente certa sobre a “Primavera Árabe” é que está grande vai mudar o mundo.
  



Manifestações no Egito.
Filosoficamente falando...
 De acordo com o livro de filosofia, série novo ensino médio escrito por Mariana Chaui.
A teoria liberal de acordo com Hobbes e Rousseu a liberdade não é um direito natural mas sim civil.
A coluna escrita acima , é como diz que quando um país é governado por um ditados como Kadhafi e Mubarak o determinado país passa a ser propriedade privada dele. A liberdade é um direito que não surgi do nada, ele tem que ser concebido, um direito dado pelo governo para sociedade e pela sociedade, um bem em comum para todos, nos países Árabes que tem como a ditadura no seu atual sistema político, a liberdade é um bem comum precário o povo luta para que ele cresça e seja uma coisa que mude a sociedade e que torne a melhor para viver. Não apenas para a ditadura e sim para a população.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário