terça-feira, 14 de junho de 2011

Líbano




Michel Suleiman ou Sleiman, é um general libanês e presidente de seu país, desde que foi eleito pelo parlamento do Líbano em 25 de maio de 2008.As instituições governamentais libanesas estiveram paradas por dezoito meses devido a confrontos entre o gabinete apoiado pelos Estados Unidos e a oposição liderada pelo grupo paramilitar Hizbollah, quando Suleiman foi eleito presidente pelo parlamento do Líbano em 25 de maio de 2008, reativando o governo do país, que estava sem chefe de Estado desde novembro de 2007.


BEIRUTE, 27 Fev 2011 (AFP) -Centenas de pessoas protestaram neste domingo em Beirute contra o sistema confessional do Líbano, respondendo a uma convocação de grupos de jovens no Facebook. "A revolução está em toda parte. Líbano, é com você", gritavam os manifestantes, na maioria jovens, referindo-se aos movimentos de revolta que agitam o mundo árabe.
Retomando o lema das revoltas que atingiram Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen, "o povo quer a queda do regime", percorreram sob forte chuva as ruas de Beirute até o palácio de Justiça, sob os olhos atentos da polícia e do exército. Mais de 2.600 pessoas tinham anunciado sua participação nesse protesto, mas a chuva fez com que muitos ativistas desistissem do ato.
"Venham libaneses, levantem-se contra a confessionalidade. Queremos um Estado civil", gritavam os manifestantes. "A confessionalidade é ruim para a saúde", "tiranos do Líbano, chegará a sua vez", diziam cartazes.
O sistema libanês é uma mistura complexa de divisão de poder baseada em quotas comunitárias e em uma tradição de "democracia consensual". Desde a independência de 1943, garante uma paridade entre muçulmanos e cristãos minoritários na região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário