terça-feira, 14 de junho de 2011

O que é a " Primavera Árabe"?

A Primavera árabe, é uma revolução que está acontecendo nos países islâmicos, que estão localizado no norte da África e no Oriente Médio.
Esse movimento nada mais é do que a busca da democracia. O movimento começou notavelmente no final de 2010 e  começo de 2011. A população, principalmente os jovens, começaram a se questionar, o porque não eram países democráticos. E assim teve o inicio de protestos contra os sistemas políticos e regimes opressores impostos por ditadores que comandam países as décadas.

A Tunísia, foi o primeiro país árabe, onde começaram os protestos que foram do final de Dezembro de 2010 e janeiro de 2011, que causou a queda do presidente da república Zine el-Abidne Ben Ali, que ocupava o cargo desde 1987.
O que começou a revolta na Tunísia, foi quando o jovem  Mohamed Bouazizi, de 26 anos.Era vendedor de frutas e verduras, ele não conseguiu licença para trabalhar na rua, e por vários anos foi assediado pelas autoridades do ,quando toda sua mercadoria foi confiscada. O rapaz em desespero, colocou fogo no próprio corpo. E foi essa tragédia que desencadeou os protestos na Tunísia, a população insatisfeita com a sua atual situação,de desemprego e pobreza, enquanto o governo ficava cada vez mais rico, protestou para acabar com a ditadura no país, logo ápos apareceram mais fatores que aumentaram a manifestação, que foi a maior em 30 anos no país. O governo até tentou solucionar o problema, prometendo liberdade de expressão e canais de TV liberados, mais nada adiantou a população estava determinada a depor o ditador e foi o que aconteçeu.
Ben Ali foi derrubado após semanas de protestos causados pela pobreza, o desemprego e a repressão. Foi a primeira rebelião popular a derrubar um líder do Oriente Médio desde a deposição do xá do Irã, em 1979.
Os protestos na Tunísia tiveram grande repercussão nos países islâmicos, depois do ditador Ben Ali cair, outros países começaram a adquirir a revolução para acabar com regimes opressores e problemas sociais.
Esse fenômeno, de um país depõe um ditador e outro vai assumindo as revoltas, é o chamado "efeito dominó",
impulsionados por revoltas em outros países a população vai a luta por melhores condições de vida, liberdade e igualdade.

O "efeito dominó", um ditador quebrou e levou todos os outros juntos.
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário