quinta-feira, 23 de junho de 2011

Arábia Saudita
Arábia Saudita, que oficialmente é denominada de Reino da Arábia Saudita, é um país localizado na Ásia, mais precisamente no Oriente Médio. O país limita-se fronteirísticamente com a Jordânia, Iraque, Kwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmen. O clima que predomina na região da Arábia Saudita é o árido quente e uma pequena área ao norte de clima subtropical.
.Abdullah bin Abdulaziz al-Saud tornou-se rei da 
Arábia Saudita em 1 de agosto de 2005, quando seu meio-irmão do rei Fahd morreu. Abdullah tinha sido o príncipe herdeiro e atuou como regente de-facto e governante após King Fahd foi incapacitado por um derrame em
 1996A 

 A Arábia Saudita está fazendo uso do seu poder financeiro e diplomático em todo o Oriente Médio para conter a maré de transformações, proteger outras monarquias contra a insatisfação popular e evitar a derrubada de mais líderes. Desde o Egito, onde os sauditas gastaram US$ 4 bilhões em ajuda no mês passado para escorar o conselho militar que está no governo, passando pelo Iêmen, lugar em que Riad tenta levar o presidente a deixar o poder numa transição pacífica, até os reinos da Jordânia e do Marrocos, convidados a ingressar numa união de monarquias do Golfo Pérsico, a Arábia Saudita está agindo para prevenir mais mudanças e bloquear a influência do Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário