terça-feira, 14 de junho de 2011

Kuwait

O Kuwait ou Estado do Kuwait,faz fronteira com a Arábia Saudita, ao sul, e ao norte com o Iraque.É um emirado árabe que tem extensão 17.820 de quilometros quadrados. A capital do país, é a Cidade do Kuwait.
O Kuwait é uma monarquia constitucional ou parlamentarista, e tem o parlamento mais antigo dos países árabes,  o poder dividido entre a Assembleia Nacional e o emir da família Sabah.

Monarquia constitucional?
Ou parlamentarista, é um regime político no qual o monarca tem o poder sobre o Estado, mas não a Constituição, (leis)
A chefia do Estado pertece ao monarca, e a do Governo ao primeiro ministros, ele é quem realmente cabe as atividades ecômicas do país.




 O atual emir, Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, está no poder desde Janeiro de 2006.Atualmente, ele está introduzindo muitos novos projetos no Kuwait para aumentar a indústria do turismo. Ele também é um forte defensor de direitos para as mulheres no Oriente Médio.



Os protestos  já atingiras o Kuwait, mas o objetivo do povo era colocar o primeiro ministro Sheikh Nasser Al-Mohammed Al-Sabah, para fora do poder,Ele foi nomeado primeiro-ministro do 7 de fevereiro de 2006, e ficou na posição até 1 de abril de 2011.Os protestos no Kuwait foram fortes e o governo sem opção demitiu até então o atual primeiro ministro. Ele é sobrinho do Emir, e isso também causava insatisfação na população. Por enquanto é só por isso que os kuwaitianos protestam, mas podem se revelar, e querer acabar com o atual sistema de governo.

Confira essa reportagem: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5154602-EI17594,00-Protesto+no+Kuwait+pede+a+saida+do+primeiroministro.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário