quinta-feira, 23 de junho de 2011


Iêmen
Iêmen se situa no Oriente Médio, banhado pelo Mar Árabe, Golfo do Aden e o Mar Vermelho, entre Omã a e Arábia Saudita.  ) é o primeiro Presidente da República do Iêmen .Saleh serviu anteriormente como Presidente da República Árabe do Iémen (Iêmen do Norte) de 1978 até 1990, momento em que ele assumiu o cargo de presidente do Conselho Presidencial da República do Iêmen (Iêmen unificado). Ele é o presidente mais antigo doYemen , governando desde 1978. 
Em 02 de fevereiro de 2011, enfrentando uma grande revolta nacional , Saleh anunciou que ele deixaria o cargo em 2013. Em 23 de abril de 2011, ele anunciou que estaria disposto a renunciar em troca de imunidade de processo criminal. Em 18 de maio de 2011, ele concordou em assinar um acordo com grupos de oposição, estipulando que ele renunciaria dentro de um mês;  . No entanto, mais tarde ele quebrou esse compromisso


A situação no Iêmen ganhou contornos dramáticos nas últimas semanas. Após uma série de protestos reprimidos com violência e tentativas frustradas de uma transição, o presidente Saleh acabou se ferindo gravemente em um ataque patrocinado por artilharia pesada dos opositores, em 3 de junho. Antes minimizado, soube-se depois que a saúde do ditador foi tão abalada quanto as paredes do palácio pelos mísseis, a ponto dele ser obrigado a deixar o Iêmen para se tratar na Arábia Saudita. O eventual não retorno de Saleh, porém, vem sendo encarado como apenas um problema a menos para iemenitas, e não, o fim definitivo de todos eles.
Apesar de partir da mesma premissa de outros integrantes da Primavera Árabe, as revoltas populares no Iêmen têm características próprias. Se no Egito o foco das manifestações se concentrou na capital, Cairo, a revolução iemenita é um verdadeiro mosaico formado por jovens insatisfeitos, rebeldes do norte, separatistas do sul, disputas internas entre tribos e terroristas do Al-Qaeda. Um quebra-cabeça multicultural, político e religioso que levou o presidente Ali Abdullah Saleh, no poder desde 1978, a se autoproclamar o único capaz de manter a situação no país no limite do sustentável. Uma declaração que tem ares de desespero, mas que preocupa os observadores internacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário